terça-feira, 25 de junho de 2013

A importância dos elevadores residenciais nos sobrados

Por possuírem mais de um andar, os sobrados são residências que apresentam o avantajado espaço como um dos maiores benefícios. Porém, tal facilidade pode se tornar um problema quando a acessibilidade não é levada em consideração. Pensando nisso, cada vez mais arquitetos, engenheiros, empreendedores e construtoras vêm elaborando projetos que visam o acesso seguro a residência para todos os moradores e frequentadores do ambiente, investindo, assim, em equipamentos modernos e funcionais, como os elevadores residenciais. A acessibilidade é um direito garantido por lei a todos os cidadãos, tendo como base a inclusão de pessoas com deficiência física ou com dificuldades de locomoção em todas as atividades do dia a dia: e dentro dos lares isso não pode ser diferente.

Dessa forma, as empresas estão focando suas tecnologias e produções em elevadores especiais direcionados para a adaptação em sobrados, trazendo mais segurança e praticidade para aqueles que têm a locomoção prejudicada, como cadeirantes e pessoas idosas. Os elevadores residenciais são mais compactos (uma vez que exigem menos espaço e não precisam de poços ou casas de máquinas para funcionar) que os equipamentos usuais encontrados em edifícios, apresentam menor custo em relação à manutenção e são silenciosos, devido à baixa velocidade desse tipo de máquina. Além disso, algumas empresas trabalham com projetos sob medida, para que o elevador seja compatível e atue de maneira funcional em qualquer tipo de imóvel e, ao mesmo tempo, consiga atender às necessidades específicas de todos os tipos de usuários.



Os dois tipos de elevadores residenciais mais utilizados são os eletromecânicos, que funcionam a base de energia elétrica, mas trazem pouco aumento no gasto de energia e causam economia no orçamento destinado à conta de luz; e os elevadores hidráulicos, que possuem uma central hídrica que mexe o pistão hidráulico que fica embaixo do equipamento.

Mas, além da acessibilidade, a segurança deve ser sempre levada em consideração. O contato com empresas responsáveis (compostas por profissionais especializados e que utilizem materiais de qualidade), bem como seguir indicações dos fabricantes para usar o equipamento corretamente e realizando a frequente manutenção dos elevadores, faz com que problemas e acidentes sejam evitados. Vale a pena ficar atento à essas dicas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário