quarta-feira, 15 de julho de 2015

Profissão marceneiro

O marceneiro é um profissional que atua na confecção, a adaptação e conserto de móveis de madeira residenciais e comerciais, como mesa, cadeira, cama, guarda-roupa, armário, bancada, dentre outros.
Um dos grandes diferenciais da profissão é que todo o trabalho realizado pelo marceneiro é artesanal e feito sob medida, o que garante exclusividade e qualidade para o cliente.

Além de atuar na criação e conserto de móveis e peças, o marceneiro também pode  trabalhar no reparo de obras de arte feitas em madeira, restaurando-as próximo ao seu estado original.
No entanto, para exercer a profissão de marceneiro é preciso realizar um curso de formação, casso necessário para que a pessoa adquira conhecimentos técnicos e práticos essenciais à rotina de uma oficina.
Todo marceneiro precisa saber elaborar projetos de móveis, ler e interpretar desenhos técnicos, bem como calcular orçamentos. E, o mais importante, ter noções de rudimentos de botânica, para selecionar a melhor madeira para cada projeto e manuseá-la corretamente para montar as peças.


Conhecimentos complementares adquiridos no curso profissionalizante, como a ergonomia e utilização de equipamentos específicos, diferenciam o trabalho do marceneiro e podem contar pontos positivos tanto para clientes como para empresas contratantes.
O mercado de atuação para um marceneiro é amplo. Existe a possibilidade de trabalhar por conta própria, prestando serviços para pessoa física ou jurídica. Um dos benefícios dessa modalidade é o bom retorno financeiro ao profissional, com chances de lucrar mais, trabalhando com a construção de móveis para escritório em Curitiba.
Há ainda a possibilidade de atuar em oficinas de marcenaria, que podem ser uma boa porta de entrada no mercado para o profissional que está no início de carreira e deseja adquirir mais experiência antes de investir numa trajetória solo e abrir sua própria oficina.
Quanto à remuneração do marceneiro, tudo depende do tempo de carreira do profissional e da quantidade de projetos realizados por mês. No entanto, estima-se que no começo da profissão um marceneiro tenha salário mensal de cerca de R$ 1500,00.
Esse total pode ser maior se o profissional trabalhar por conta própria ou realizar constantes cursos de aprimoramento e especialização, o que pode lhe garantir trabalhos específicos que geram maior retorno financeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário