quarta-feira, 5 de junho de 2019

Porque costumamos ler os Salmos como prioridades?


Dirigi uma livraria cristã nos anos 90 e na primeira década dos anos 2000. Um dos meus clientes apresentou me vários livros. Ele escreveu comentários úteis e espirituosos sobre os livros de Josué até dois reis. Li-as todas repetidamente desde então.
Há cerca de uma semana comecei a ler outro livro de Davi sobre os primeiros doze Salmos da Bíblia. Este livro começou a vida como uma série de sermões que ele pregou em sua igreja Natal. Aqui Ele nos lembra que embora alguns dos Salmos sejam declarações sobre Deus e a vida, principalmente são orações.

Davi tem o dom de cavar bem fundo nas palavras na página para nos dar uma maior compreensão do que o escritor original estava dizendo. Ele esclarece coisas que podem confundir leitores contemporâneos, e nos encoraja a ouvir o que Deus está dizendo através dessas palavras antigas.
É meu hábito ler algo da Bíblia todos os dias. O Livro de Salmos está entre as minhas seções favoritas da Bíblia, e eu trabalhei o meu caminho através dele várias vezes. No entanto, há dias em que a minha mente escapa às palavras porque, após uma série de leituras, elas se tornaram muito familiares. (Em um ponto alguns mosteiros costumavam trabalhar o seu caminho através de todo o livro de 150 salmos a cada semana. Isso torná-los-ia muito familiares!)
Por que os Salmos são tão valiosos? Por que devemos usá-los como exemplos da maneira de orar? Jesus não nos deu uma oração curta e fácil que cobre tudo?
Pensei na última pergunta. Os discípulos, apesar de serem classificados como homens "não instruídos", teriam ouvido Os Salmos vezes sem conta nas sinagogas. Por que eles pediram a Jesus para ensiná-los a orar? Jesus ofereceu-lhes alguma coisa nova?
Ele deu-lhes algo conciso, mas eu suspeito que ele não pretendia que esta fosse a única oração que eles deveriam orar. A Igreja Cristã concorda: enquanto a oração do Senhor tem alta prioridade, a Igreja sempre usou os Salmos como parte de sua vida de oração, além de escrever inúmeras outras orações para uso em liturgias ao longo de sua história.
Não só isso, mas a oração do Senhor não tem nada nela que não possa ser encontrado nos Salmos, ou no mínimo, em outros lugares do Antigo Testamento. Talvez Jesus estava fazendo com que eles se concentrassem no essencial nesta pequena oração.
Então, nós, as pessoas do século XXI, precisamos usar os Salmos como orações?

Nenhum comentário:

Postar um comentário