sábado, 12 de outubro de 2013

Investindo na segurança dos sobrados com foco nas crianças

Os acidentes domésticos com crianças são muito mais comuns do que imaginamos. Nos anos 2000 foi criado o SIM (Sistema de Informações sobre Mortalidade) a fim de monitorar os dados de internações. Em 2007 foram registradas 55.499 internações de crianças de 0 a 9 anos vítimas de acidentes domésticos de naturezas diversas como quedas, afogamentos, envenenamento, entre outras. Como hoje o acesso à informação é para todos; o clichê prevenir é melhor que remediar está mais do que certo e se faz necessário. Para quem mora em sobrados, a atenção é literalmente em dobro, já que além dos ambientes comuns de uma casa ou apartamento, há o perigo de escadas internas ou externas.

Uma das opções são as redes e grades para escadas encontradas em diversos modelos no mercado. Assim, seu filho ficará protegido e você ficará mais tranquilo ao deixá-lo brincando pela casa. Os portões para a escada também se fazem necessários deixando o acesso restrito aos pequenos de modo seguro. Os tapetes e carpetes nas escadas internas também promovem mais segurança evitando possíveis escorregões quando a criança já for maior, com idade para se locomover por conta própria.


Outras dicas importantes para um sobrado mais seguro são proteger as tomadas e recolher todos os fios dos eletrodomésticos. Há no mercado diversos tipos de protetores de tomada e muitas opções para manter os fios no lugar; manter as latas de lixo fechadas e em lugares menos visíveis; se for preciso, utilize latas que sejam fáceis de abrir para os adultos e difíceis para as crianças; como com pedais ou dispositivos automáticos. O fogão merece atenção especial, no mercado há modelos com acendimento controlado, específico para quem tem crianças.

É importante manter fósforos, isqueiros, objetos cortantes, objetos de vidro, em gavetas e armários altos e fechados. No mercado há travas para armários, gavetas e geladeiras por preços bem acessíveis. Deve-se ter o mesmo cuidado com produtos de limpeza ou quaisquer outros que não possam ser ingeridos. Devem-se deixar limpas e secas áreas como o banheiro e do animal de estimação se houver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário