terça-feira, 22 de outubro de 2013

Decorando as escadas do seu sobrado

Os sobrados normalmente possuem mais de um lance de escada, seja interna ou externa, ela merece a devida atenção no momento da decoração. As escadas além de funcionais podem harmonizar e otimizar ambientes tudo depende da criatividade e da personalidade do dono. As escadas podem ser de concreto, revestidas com pedras, mármore, ferro, aço, madeira entre outros materiais. Os formatos L e U são os mais comuns e há ainda a controversa escada caracol, que quando bem aproveitada pode dar um charme todo especial a casa.

O modelo caracol e outros modelos menores de escadas ficam ótimas em ferro e madeira. A madeira de reflorestamento é muito acessível hoje e fica graciosa combinada com uma pintura clara. Um modelo de escada que faz sucesso na decoração contemporânea são as escadas colocadas como prateleiras, conhecidas como suspensas ou encastradas, que parecem que estão flutuando no ambiente. Este modelo agrega um toque supermoderno a qualquer sala e é muito fácil de manter. Outro modelo de escada moderno são as transparentes que permitem que a luz natural se espalhe no ambiente e dão sensação de amplitude.


Para quem acabou de se mudar para um sobrado com grandes escadas de concreto, saiba que há no mercado tintas especiais para pintá-las e deixá-las com a sua cara sem grande trabalho. Nestes casos de personalização os papéis de parede para escada são muito bem-vindos e práticos. É possível decorá-las com suas cores, desenhos, formas e até frases favoritas, tudo depende da sua criatividade e disposição. O carpete pode ser colocado somente no meio das escadas para protegê-las e decorá-las.

Os espaços que sobram embaixo das escadas ou ao lado, dependendo da construção da casa, podem e devem ser aproveitados a favor da utilidade, do aconchego e também da beleza. Com poucos materiais como prateleiras, pufes, uma poltrona, almofadas, baús, quadros, fotos, é possível criar um canto de leitura, com uma pequena biblioteca, um cantinho onde as fotos de família e quadros engraçados estejam presentes. Espelhos também ajudam a dar um charme nas escadas e ainda ampliar o espaço do ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário