sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Sobrados com ático: vantagens e desvantagens

Diretamente proporcional ao aumento das populações nos grandes centro urbanos, é o crescimento verticalizado das construções nessas cidades. Com uma alteração significativa nas características dos projetos e nas obras de engenharia e arquitetura, os sobrados com ático merecem destaque nesse novo contexto.

Desse modo, os sobrados com ático são ambientes que têm paredes levantadas com outros ambientes da mesma casa. Com área limitada a um terço do piso inferior do segundo pavimento do imóvel. Geralmente, há um visual de telhado caído e instalação de janelas de modo convencional. Quanto à sua decoração, é bem recorrente a montagem de escritórios, quartos e até mesmo suítes no espaço dos sobrados com ático.




O intuito da construção dos sobrados com ático é o de aproveitar da melhor forma a área da construção, de modo que cada canto da casa tenha o rendimento máximo. Assim, essa estrutura é o último pavimento de uma edificação, costuma ter menos altura do que os demais andares e coroa o imóvel, aproveitando o espaço onde, costuma-se, ter apenas o telhado. Em arranha-céus, esse é o espaço das casas de máquinas, depósitos ou caixas d’água. Mas quais são as vantagens e desvantagens de se optar pela construção dos sobrados com ático?

Os sobrados com ático são cada vez tendência nas casas térreas, em detrimento, até mesmo, das obras verticais, pois, nada mais é do que uma interface entre a casa e o apartamento. Assim, entre suas vantagens, destacam-se: o aspecto “fachada” dos sobrados que dá à estrutura um ar imponente, há nesse ambiente, uma estética bela, privada, harmoniosa e aconchegante, além de uma vista inigualável. Outro ponto positivo é a flexibilidade de construir um imóvel amplo em um terreno pequeno, sem comprometer os demais cômodos da casa. Os sobrados com ático são construções seguras e já podem ser adaptados em condomínios fechados, por exemplo. Com tudo isso, a moradia nos sobrados com ático traz vantagens também em longo prazo, uma vez que o imóvel se valoriza em termos imobiliários, por isso, trata-se de um bom investimento.




Já entre as desvantagens de quem mora nos sobrados com ático, ressalta-se à disposição das escadas nesse ambiente, uma vez que, dependendo do projeto feito, elas podem ajudar ou atrapalhar, podendo ser um espaço desperdiçando nesse tipo de estrutura. Há quem não goste das escadas, por ser cansativo ter de subir e descê-las diversas vezes por dia, mas há quem tenha se acostumado e encare isso como um bom exercício físico, dispensando os gastos com a academia.

Um comentário:

  1. qual altura ideal da janela do atico e altura ideal para telhado do aitco,quais as medidas

    ResponderExcluir