sexta-feira, 6 de setembro de 2013

A política da “Boa Vizinhança” – Convivendo com os vizinhos


Os apartamentos em Curitiba e os sobrados vêm se destacando na construção civil, e com isso o êxodo das pessoas que migram de casas para prédios ou sobrados também cresce. Entretanto, não são todos que apresentam o perfil ideal para viver em imóveis como esses, pois para conviver bem nesses ambientes é necessário seguir uma cartilha de regras. Mas e quando nossos vizinhos não cumprem o que a lei do condomínio impõe? Para alguns a convivência acaba se tornando algo bem árduo, entretanto, se mantermos uma determinada postura é possível transformar o desagradável em algo no mínimo agradável. Veja algumas dicas que podem ser sagradas para que você conviva bem com os seus vizinhos:

Salve Simpatia!

Essa dica é essencial para conviver em qualquer comunidade, a simpatia com os demais abrem verdadeiras portas e podem ser a chave para a solução dos problemas. Aquela velha dica dos filmes americanos pode ser muito efetiva - apresente-se para os novos vizinhos, pois é uma excelente forma de criar laços de amizade ou até mesmo só para ser cordial.

Respeite para ser respeitado

Se você acabou de comprar o seu imóvel em Curitiba e ainda é novo no condomínio, converse com o síndico para ficar a par dos direitos e deveres do local.  Lembre-se sempre do ditado popular “para ser respeitado é preciso respeitar”. Por isso, procure seguir as regras, assim se alguém descumprir você terá o direito de reclamar.


Educação abre portas

Ser educado é algo fundamental para a convivência com a vizinhança, grosserias e falta de tato na hora de resolver problemas nunca foram de grande ajuda!  Se alguém não estiver cumprindo as normas de convívio, informe o sindico do prédio de forma delicada e deixe que o mesmo resolva a educação. Um “bom dia” ao encontrar seus vizinhos nos corredores não mata ninguém! Pelo contrário, ajuda bastante nas relações interpessoais.

Sem calote nas tarifas

Ninguém gosta de pagar contas alheias, e se você não mantiver o condomínio em dia, provavelmente vai atrair alguns olhares de reprovação de outros moradores. Então, para conviver em harmonia com os seus vizinhos, procure manter as contas sempre em dia!

Sem abuso

O porteiro é educado e atento, isso faz parte do trabalho dele! Mas respeite as funções do mesmo, ele não é obrigado a te ajudar a carregar compras ou descer com o seu móvel velho para que os funcionários da loja instalem o novo. Saiba respeitar as funções dos funcionários do condomínio e trate todos com cordialidade sempre.

Se você deseja cobrar algo, compareça nas reuniões

As reuniões de condomínio são para resolver os problemas do local, caso você tenha alguma queixa é necessário que compareça nas mesmas, nada adianta reclamar para os outros se no momento que você tem a oportunidade de resolver as coisas não comparece.

Nenhum comentário:

Postar um comentário