terça-feira, 20 de agosto de 2013

Dicas para quem vai se mudar para Curitiba – Escolhendo onde morar


Há quem diga que é preciso ter coragem para morar em Curitiba, “a cidade dos dedos gelados”. Apesar de o transporte público servir de exemplo para o resto do país e a cidade ter quase um metro quadrado de floresta por habitante (são 81 mil m² pela cidade só de área verde preservada), o clima frio da cidade é o principal fator de afastamento de potenciais moradores, que estão acostumados com tempos mais quentes em outras regiões brasileiras. A cultura popular também está mais assemelhada à europeia que a brasileira – e não se sinta ofendido se não puxarem conversa com você no elevador ou ponto de ônibus, porque isso é apenas reflexo de uma cultura diferente. Mas morar lá, de todo jeito, é tudo de bom e uma oportunidade única para aprender a viver bem. Quem procura imoveis Curitiba, no entanto, não tem dificuldade de achar um bom bairro, já que apesar de ser capital, a cidade não tem taxas de violência tão altas (ainda que crescentes) como outras, tais quais Rio de Janeiro, São Paulo, Recife e Belo Horizonte.

Bem planejada e estruturada, a capital paranaense pode ser considerada uma cidade nova em todos os aspectos, e sua região metropolitana, formada por pequenos municípios vizinhos que ainda carregam sinais fortes de cidade do interior, fica a quinze minutos de Curitiba. Esses municípios, distritos e bairros têm crescido de forma surpreendente e se tornado, pela economia e versatilidade que carregam, potenciais locais de moradia das pessoas que buscam um novo lar no coração do Paraná. A cidade tem uma gama interessante de colégios, municipais e particulares, para quem se muda com os filhos, o que já é uma grande vantagem visto que educação no país é um produto escasso.



Quem procura por bons sobrados ou apartamentos em Curitiba deve conferir a oferta nos principais bairros da cidade, entre eles Juveve, Bacacheri, Campina do Siqueira, Jardim das Américas, Rebouças, Alto da Glória, Hugo Lange, Cabral, Batel, Mossungue, Alto da XV, Jardim Social, entre outros. São bairros mais caros para imóveis, mas compensam pela estrutura de segurança e localidade. Mas morar em Curitiba pode ser bacana em qualquer bairro. Basta se acostumar com as idas e vindas do trânsito da cidade grande e com o peculiar modo de viver do povo curitibano, que também é responsável pelo título de “gelada” que a cidade carrega.

3 comentários:

  1. Eu amo curitiba, eu vou morar lá em nome de Jesus não aguento o Rio de Janeiro

    ResponderExcluir
  2. Eu amo curitiba, eu vou morar lá em nome de Jesus não aguento o Rio de Janeiro

    ResponderExcluir
  3. Boa noite preciso saber se tem alguém que possa mi informa uns grupos de ópio que possa esclalecer umas dúvidas pois estou planejando morar em Curitiba mora em Goiás mais que me mudar para este lugar lindo

    ResponderExcluir