quarta-feira, 29 de maio de 2019

Como passar no exame CFC?


Realizado pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC) o Exame de Suficiência é uma avaliação que os bacharéis e alunos do último ano letivo da graduação do curso de ciências contábeis no Brasil precisam realizar para exercer a profissão (baseado na Resolução do CFC nº 1.486/15).
O exame do CFC já certificou mais de 189 mil profissionais da contabilidade para exercer a profissão. Com a realização da prova os candidatos devem comprovar os conhecimentos adquiridos durante o curso.
São dois editais por ano e as inscrições devem ser realizadas no site da banca examinadora (Consulplan no exame atual) ou no portal do CFC. O primeiro exame já está com inscrições encerradas, já o segundo ainda não teve edital publicado e tem provas previstas para outubro de 2019.
As provas do CFC são realizadas duas vezes ao ano, e contém 50 questões objetivas constituídas de quatro opções (A, B, C e D), valendo um ponto cada uma. É importante lembrar que, para ser aprovado, é necessário que o candidato acerte pelo menos 50% do Exame, ou seja, o correspondente a 25 questões da prova.
como-passar-no-exame-cfc

São 50 questões distribuídas entre as disciplinas de:
  • Contabilidade Geral
  • Contabilidade de Custos
  • Contabilidade Aplicada ao Setor Público
  • Contabilidade Gerencial
  • Controladoria
  • Noções de Direito e Legislação Aplicada
  • Matemática Financeira e Estatística
  • Teoria da Contabilidade
  • Legislação e Ética Profissional
  • Princípios da Contabilidade e Normas Brasileiras de Contabilidade
  • Auditoria Contábil
  • Perícia Contábil
  • Língua Portuguesa Aplicada

As legislações, normas e resoluções requeridas no Exame de Suficiência serão aquelas vigentes até 90 dias antes da realização da avaliação. As alterações que, eventualmente, ocorrerem dentro desse período de noventa dias antecedentes à prova serão desconsideradas tanto para a elaboração das questões quanto para a sua correção.
A utilização de palavras ou frases similares às adotadas pelas Normas Brasileiras de Contabilidade ou de outras fontes constantes do conteúdo programático e a não abordagem ou citação literal das Normas Brasileiras de Contabilidade não serão motivo para impugnação por parte dos candidatos.
Antes de começar, procure um lugar calmo para iniciar sua preparação. Silencie o celular e feche o navegador de internet em seu computador. Não estude sem planejamento, monte um cronograma e foque em revisão e exercícios. Otimize seu tempo ao máximo com um bom planejamento.
Inicialmente dê mais atenção às matérias com o maior número de questões: Contabilidade Geral e Contabilidade de custos. Revise provas anteriores e resolva o máximo de questões que puder.

Curso online - Exame CFC

Um curso online exame CFC é uma ótima opção para sua preparação para o exame. Assistindo videoaulas especializadas você ficará mais tranquilo antes de realizar a prova. Assim, você não perde tempo estudando com apostilas enormes e vai direto ao que realmente interessa para garantir sua aprovação.
Estudar a teoria é essencial, e embora seja importante tê-la em mente, é preciso também praticar bastante. Uma maneira excelente de revisar o conteúdo é treinar respondendo as questões das edições anteriores. Por exemplo, no Aprova Questões são mais de 1000 questões já aplicadas no CFC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário