sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

Os sonhos são enigmas antigos da humanidade e talvez tão antigos como as perguntas existenciais: de onde viemos? para onde vamos? o que há após a morte? qual o sentido das coisas e da vida? Existiu até povos que acreditavam que os sonhos eram a vida real, enquanto ao estarmos acordados era somente a parte de sobrevivência para alimentar e reproduzir a espécie.

Os sonhos também já  estiveram muito ligados a realização de desejos, até hoje o significado das palavras se confundem quando vamos falar de sonho com referência a um forte desejo ou então a alguma coisa que vivemos no mundo onírico enquanto adormecidos.

A primeira ideia de interpretação dos sonhos surgiu com Freud na transição dos anos 1800 para 1900, ótimo acontecimento para a virada de um século. Para eles os desejos e emoções vividas seriam traduzidas enquanto dormimos, único momento em que a razão não está acordada para criar tramas e sentidos lógicos e então fica tudo para o subconsciente agir livremente.


Com o tempo se popularizou a superstição de que interpretar os sonho podiam revelar chaves simbólicas para antecipar acontecimentos futuros e até prever determinadas situações. Cientificamente isso não tem respaldo nenhum e sim somente pode indicar que ao conhecer melhor nossas sensações, emoções e percepções passamos a compreender com mais eficácia sobre nós mesmos e os acontecimento a nossa volta que vivemos até o momento.


Dos sonhos já se criou muita coisa legal, principalmente na tradução de coisas surreais como nos filmes de Tim Burton e outros sensacionais, principalmente para a área infantil. Afinal, acredita-se que crianças até uma certa idade tenham o subconsciente mais ativo enquanto acordados do que adultos porque ainda não tem conceitos e definições vindas da sociedade bem consolidadas como por exemplo a moral, leias, racionalidade e o raciocínio lógico. Não é a toa que são tão imaginativos e criativos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário