terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

Entenda o mundo onírico

O mundo Onírico é um termo que vem do grego e é utilizado para se referir ao mundo dos sonhos, como se fosse um universo paralelo. Acredita-se que sonhamos porque a parte racional do cérebro se desliga para poder se renovar enquanto a maior parte de nós: o subconsciente passa agir.

Acontece que o nosso subconsciente capta muitas informações e sensações de todas as experiências que temos, mas não as interpreta e por isso é que a nossa imaginação dá  um jeito de fazer com que animais falem quando isso nunca aconteceria na vida real.
Por isso que a palavra onírico também é constantemente utilizada para se referir aquilo que não é real. Algumas pessoas não conseguem distinguir essas duas etapas e por isso podem sofrer problemas, confundindo a imaginação com aquilo que realmente foi vivido. É como se fosse uma alucinação visual e que pode acompanhar distúrbios sensoriais como por exemplo ouvir sons que não existem e não necessariamente estar dormindo para que isso aconteça.


A forma como sonhamos tem tudo a ver com a profundidade de nossos sonhos. O maior estudioso dessa etapa além dos conhecidos Aristóteles, Santo Agostinho e até São Tomás de Aquino quem realmente acreditava que interpretação dos sonhos era importante foi Sigmund Freud.

Segundo ele, tem algumas pessoas que tem sono muito leve e por isso se permanecem quase conscientes durante o sono e por isso parecem ter sensações de que as coisas estão de fato acontecendo, quando na verdade era a imaginação trabalhando. Outros não conseguem se lembrar porque adormecem profundamente e acabam por não mergulhar dentro da imaginação e sim somente desligar-se do mundo por algum tempo.

Outros tem o que chamam de sonhos lúcidos quando se tem a certeza de que está dormindo e com isso pode mudar aspectos do que está acontecendo no sonho de acordo com a sua vontade.


Hoje muitas pessoas acreditam que ler os sonhos e dar significado aquilo que acontece as fará compreender melhor sobre si mesma e as percepções do mundo. Na superstição pode inclusive dizer sobre coisas futuras de acordo com sensações do sonhador. Para interpretar o sonho é preciso experiência e principalmente anotar tudo logo que acordar para que o mundo onírico possa ser traduzido pelo lado racional. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário