domingo, 24 de julho de 2016

Renault no Brasil e no Mundo

Uma das marcas mais renomadas mundialmente é a Renault. Produtora francesa de automóveis, ganhou espaço no mundo inteiro e até hoje é referência em qualidade e bom gosto de seus carros.

A Renault surgiu em 1898, pelo jovem francês de 21 anos Louis Renault, que após sair do exército fez um carro artesanal na garagem de casa para si. Ele chamou o carro de Voiturette A, que tinha como base de construção, um triciclo.  

Voiturette A, primeiro modelo Renault


Com a ajuda dos seus irmãos, Louis fundou a fábrica da Renault. Após algum tempo, a fábrica já contava com mais de 100 funcionários, com patentes registradas e produção própria dos acessórios e itens necessários no motor dos carros.

Como estratégia de marketing, Louis decidiu que seria uma boa ideia participar das competições automobilísticas para disseminar a marca de seu carro. Os carros Renault ganharam várias competições parisienses e francesas, dando destaque e credibilidade a marca.

Em 1905 a produção da Renault se expandiu para frota de táxis. Essa frota poderia ser encontrada nas ruas de Paris, Londres e até do outro lado do oceano, em Nova York e até aqui na América do Sul, em Buenos Aires na Argentina.

Com a Segunda Guerra Mundial abalando os pilares da Europa, a fábrica da Renault foi nacionalizada pelo governo do general Charles De Gaulle, passando a ficar na direção de Pierre Lefaucheux.

Com a expansão da marca no mundo afora, a Renault tem vários prêmios, como seis vezes o título de Carro do Ano na Europa e o Carro do Ano em países como a Irlanda, Espanha e na Eurásia.


A primeira fábrica da Renault no Brasil inaugurou em 1998 na cidade de São José dos Pinhais no Paraná. Ao todo são produzidos 380 mil unidades anualmente, sendo que com os novos lançamentos da Renault é a quinta marca mais vendida no Brasil desde 2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário