quinta-feira, 21 de julho de 2016

Breve História da Ford

Quando falamos de carros, é impossível não pensar na revolução industrial e todo o impacto mundial que a produção em larga escala surtiu. A primeira produtora de carros, com mais de cem anos de mercado, é a Ford.

Fundada pelo tão conhecido Henry Ford, a primeira sede foi estabelecida em Detroit, no estado do Michigan. Fundada em 1903 com um capital total de apenas 28 mil dólares, desenvolveu o primeiro modelo, o Ford A, com a venda de 1708 unidades em um ano.

A marca só cresceu e com isso, sua produção e depois, a exportação. Iniciou a exportação para a Grã Bretanha e logo depois para a Austrália. É instalada a primeira sede internacional no Canadá em 1904.

Em 1908, é apresentado ao mundo o Modelo T, o mais famoso modelo Fordista até hoje. O modelo fez tanto sucesso, que ganhou o prêmio de carro do século, alavancando as vendas de mais de 15 milhões de unidades até 1927.

Ford T

A primeira filial na Europa se deu em 1911, em Manchester na Inglaterra. A primeira fábrica veio a solos sul americanos apenas em 1914, na Argentina.

Os primeiros modelos do Ford T, custavam na época, o mínimo de 260 dólares.

A produção fica um pouco estagnada devido ao início da Primeira Guerra Mundial, que perdurou de 1914 até 1918. Somente em 1919 foi instalada a primeira fábrica Ford no Brasil, na cidade de São Paulo. A fábrica contava com dois andares com uma contagem de 12 funcionários.

A fábrica Ford só se expande no Brasil e no mundo com tanta rapidez quanto quando começou. A produção cai um pouco devido a crise de 1929, mas nesse ano, o Ford Modelo A, é o automóvel mais vendido no Brasil.

Com a Segunda Guerra Mundial, surgem os Jeeps, produzidos pela Ford e eficientes em tempos de Guerra.


Esse é um breve resumo da Ford, que só se expandiu e superou duas guerras mundiais e até hoje é um sucesso de vendas no Brasil e no mundo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário