sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Como proteger o seu sobrado durante as férias?

As férias são o momento mais sonhado do ano, portanto devem ser vividas com todo o prazer e tranquilidade. Para quem mora em um sobrado, muitas vezes essa condição de despreocupação é prejudicada, já que casas desse tipo são cada vez mais visadas por criminosos. Os sobrados são moradias de excelente qualidade pelo espaço e conforto, porém como são individuais, sem pertencer a um condomínio, ficam mais vulneráveis aos mal-intencionados.

Alguns cuidados básicos podem ajudar para que as férias sejam realmente curtidas. A dica mais básica seria o cuidado com portas, portões e janelas. Esses itens devem estar bem trancados e de preferência, as janelas devem ter grades protetoras e as portas e portões trancas extras. Especialistas indicam usar alguma barreira na porta dos fundos, que é normalmente o acesso mais comum escolhido pelos criminosos. Muros altos e com proteção também podem intimidar a ação dos delituosos.



Outra ressalva feita por especialistas é não ter objetos de valor como joias em casa. O correto seria manter em cofres em agências bancárias. Para a segurança em geral, é valido verificar se todos os aparelhos elétricos estão desligados e se todas as torneiras e chuveiros estão fechados, para evitar surpresas na volta. 

Para quem tem um sobrado muito grande e não fica sossegado com medo de invasões, o ideal seria contratar algum serviço de segurança e seguir tranquilo para curtir as férias. Um dos serviços que mais crescem são os alarmes conectados 24 horas a prestadora de serviço. Outra opção inteligente é ter um seguro da casa e dos bens que se encontram no interior dela. Isso garante cobertura caso o pior aconteça. 

A valorização deste tipo de imóvel faz com que eles sejam visados. Mas com o tipo certo de proteção e cuidados preventivos para dificultar possíveis ações, o proprietário pode tirar férias tranquilamente. Uma pesquisa prévia sobre os serviços disponíveis e a estipulação do valor que se quer pagar para proteger o sobrado auxilia na escolha. O que não é permitido é não curtir as desejadas férias por conta de preocupação excessiva.

domingo, 16 de fevereiro de 2014

Pretende vender um sobrado, saiba como proceder!

Com a vida caótica e o acúmulo de pessoas nos condomínios das grandes cidades, imóveis como sobrados estão cada vez mais valorizados, pois muitas pessoas procuram uma casa espaçosa para fugir de toda complicação da vida em um apartamento. Aqueles que querem investir estão apostando na compra e revenda de sobrados reformados, ou até mesmo na compra de um terreno, construção e venda desse tipo de imóvel.

Para quem quer entrar neste ramo, é preciso esclarecer que a documentação pode ser o maior empecilho. É preciso verificar todo o histórico do imóvel e ter em mente o cálculo de quanto irá se gastar com documentos para não ter surpresas. Normalmente, um advogado é necessário para assinar e notificar essas certidões. Este é outro cálculo que deve ser feito para que o lucro da venda do sobrado valha a pena.

Caso o proprietário resolva contratar uma imobiliária para cuidar da venda, a instituição ficaria responsável por toda a documentação. No entanto, é prudente acompanhar as transações de perto, e verificar se o seu dinheiro está sendo devidamente investido, já que muitos profissionais que estão no mercado, não são tão qualificados como deveriam, e assuntos importantes podem ficar pendentes no momento da venda.



Como no Brasil, as leis de compra e venda de imóveis em geral demandam extrema burocracia, é preciso ter paciência e estudar bastante para prosperar neste ramo. Bons negócios são possíveis e acontecem todos os dias, mas a quantidade de transações interrompidas por irregularidades e documentos pendentes que podiam ser resolvidas logo no início inundam cartórios de todas as cidades do país.

Outra ressalva a ser feita sobre a venda de sobrados é que para vender o imóvel deve estar em perfeitas condições. A venda não é permitida se houver rachaduras, infiltrações, problemas no piso, portas e janelas, por exemplo. Este tipo de avaliação deve ser feita por especialistas para garantir total segurança e credibilidade na venda do imóvel. Algumas instituições financeiras especialistas em compra e venda de imóveis oferecem o serviço de corretores para este tipo de avaliação minuciosa de condições.

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Recém-casados: alugar ou comprar um sobrado?

Passado o dia do casamento, é chegada a hora do casal morar junto. Neste momento, sempre surge uma pergunta entre os recém-casados: o que vale a pena, alugar ou comprar um sobrado?

A pergunta pode parecer retórica, afinal, é claro que investir num imóvel próprio é mais vantajoso, mas nem sempre os casais disponibilizam de todo o dinheiro para comprar um sobrado, o que por vezes acaba adiando o sonho da casa própria.

Para recém-casados nessa situação, alugar um sobrado é mais vantajoso. Muitas vezes, os casais conseguem encontrar imóveis em boas condições e com preços acessíveis, possibilitando até mesmo que economizem para comprar um sobrado para ambos.

Se o casal tiver dinheiro suficiente para comprar um sobrado, seja novo ou usado, investir direto na casa própria é a melhor opção. No entanto, feche o negócio com cautela. Pesquise bastante para fugir de preços elevados provocados pelo mercado imobiliário aquecido.



Caso os recém-casados não tenham todo o dinheiro para investir no imóvel, mas mesmo assim desejam comprar o sobrado por financiamento, uma excelente opção é apostar em casas na planta.

Essa é uma modalidade que exige planejamento dos casais. O ideal é que o negócio seja fechado com antecedência, verificando sempre prazos de entrega do imóvel, para garantir que os recém-casados possam mudar rapidamente após cerimônia e lua de mel.

Investiu em um imóvel na planta, mas não se planejou quanto ao prazo de entrega? Uma forma de contornar a situação e evitar morar de favor logo no início do casamento é alugar um sobrado enquanto espera a conclusão do projeto e a entrega das chaves do imóvel.

Outro planejamento que o casal deve fazer ao comprar um sobrado na planta é o financeiro, verificando as taxas definidas, valores de entrada e parcelas a serem pagas durante a construção e após a entrega do imóvel. Desse modo, o casal evita entrar em um financiamento sem conseguir pagá-lo.


Uma boa dica para evitar entrar no vermelho é procurar por imóveis em diferentes bairros em Curitiba, optando por aquele que melhor atender as necessidades do casal e que esteja dentro do orçamento de ambos.